Procedimento para elaboração da Folha de Pagamento:
a) Acesse o "CADASTRO GERAL"
b) Clique em "Lançamentos para a Folha de Pagamento Digite o código que você cadastrou para a empresa e o nome do funcionário, em seguida aparecerá a tela para inserção das verbas.
c) Na tela de lançamento, insira as verbas em ordem numérica, na forma horizontal "da esquerda para a direita" (exemplo: 0008, 0020, 0023 e etc.), se as verbas forem inseridas fora da ordem, as mesmas também ficaram fora de ordem no holerite, analítico, rescisão e férias.
Atenção: para que o sistema calcule a folha de pagamento adequadamente, insira logo após suas verbas da folha do mês, as seguintes verbas: "0000" e na sequência, insira "9999" até o último campo das verbas.
Obs: a verba "0000" é que determina que cálculo de encargos para aquele funcionário apareçam nos relatórios. Já a verba "9999", zera os demais campos, caso tenha erros, para que os mesmos não apareçam no holerite, analítico, rescisão e férias.
Importante: para cálculo de salário, insira no campo "Ref", da verba de salário, a quantidade de dias trabalhados.
d) Após inserir os dados no "Lançamento para a Folha de Pagamento", volte a tela inicial. Lá você deve clicar no botão O sistema da Folha de Pagamento será fechado. Neste momento, você deve clicar em um icone, constante em sua sua área de trabalho, denominado "Validador da Folha Pagto".
Quando esta tela for aberta, clique na imagem descrita "Programa de Folha de Pagamento em Access", neste momento o validador vai exefuar os cálculos devidos. Quando o Excel fechar, abra novamente o sistema de Folha em Access e emitar os relatórios necessários.
Obs: Os Holerite's (LAB2) só imprimir de 2 em 2, ou seja uma tela por vez. No momento da impressão, informe o número da página que você quer imprimir. O holerite em "Folha A4" pode ser impresso sem controle de página.
Procedimentos para cálculo de Férias:
a) Acesse o "CADASTRO GERAL"
b) Clique em "Lançamentos para a Folha de Pagamento Digite o código que você cadastrou para a empresa e o nome do funcionário, em seguida aparecerá a tela para inserção das verbas.
c) Na tela de lançamento, insira as verbas em ordem numérica, na forma horizontal "da esquerda para a direita" (exemplo: 0008, 0020, 0023 e etc.), se as verbas forem inseridas fora da ordem, as mesmas também ficaram fora de ordem no holerite, analítico, rescisão e férias.
Atenção: para que o sistema calcule a folha de pagamento adequadamente, insira logo após suas verbas da folha do mês, as seguintes verbas: "0000" e na sequência, insira "9999" até o último campo das verbas.
Obs: a verba "0000" é que determina que cálculo de encargos para aquele funcionário apareçam nos relatórios. Já a verba "9999", zera os demais campos, caso tenha erros, para que os mesmos não apareçam no holerite, analítico, rescisão e férias.
Importante: No rodapé da tela, insira os dias de Gozo das férias e os dias do abono pecuniário (se não houver abono, digite "0"). Digite também a quantidade de dias de férias dentro do mês atual e os dias que recairá para o mês seguinte (se não houver dias para o mês seguinte, insira "0"), bem como o período aquisitivo, período de início e fim das férias.
d) Após inserir os dados no "Lançamento para a Folha de Pagamento", volte a tela inicial. Lá você deve clicar no botão O sistema da Folha de Pagamento será fechado, neste momento, você deve clicar no ícone na sua área de trabalho, chamado "Validador Folha Access".
Quando esta tela for aberta, clique na imagem descrita "Programa de Folha de Pagamento em Access", neste momento o validador vai exefuar os cálculos devidos. Quando o Excel fechar, abra novamente o sistema de Folha em Access e emitar os relatórios necessários.
Verbas que não podem ser alteradas:
a) Há no sistema algumas "verbas" que não podem ser alteradas em hipótese nenhuma, por fazer parte integrante de cálculos e ajustes do programa, são ela:
0000 - 0001 - 0047 - 0057 - 0063 - 0100 - 0101 - 0102 - 0150 - 0151 - 0152 - 0153 - 0154 - 0155 - 0156 - 0177 - 0178 - 0200 - 0214 - 0215 - 0216 - 0217 - 0218 - 0219 - 0220 - 0221 - 0407 - 0408 - 0409 - 0410 - 0413 - 0417 - 0423 - 0442 - 0443 - 0444 - 0490 - 0491 - 0492 - 0493 - 0494 - 0495 - 0496 - 0497 - 0498 - 0499 - 0500 - 0501 - 0502 - 0503 - 0504 - 0505 - 0506 - 0507 - 0600 - 0601 - 0602 - 0603 - 0604 - 0605 - 0606 - 0607 - 0700 - 0701 - 0800 - 0900 - 1000 - 9999.
Procedimento para alteração ou inclusão de verbas:
a) Somente efetue este procedimento, se você tiver conhecimento das regras de incidência de verbas, para não comprometer os cálculos do sistema. Se por falta de conhecimento as verbas forem alteradas de forma a comprometer a base para cálculo do sistema, a Amesoft cobrará o valor correspondente ao programa, para fazer a correção.
b) Acesse o "CADASTRO GERAL"
O sistema abrirá uma tela, na qual você deve clicar em , ao clicar você será direcionado a tela de cadastro e alteração das verbas.
Observe que além da informação do Código da Verba, Descrição, Tipo, Referência, e Incidências, a tela mostra as regras que o sistema utiliza para efetuar os cálculos. As regras vão de 1 a 11. Sempre que for cadastrar alguma verba de cálculo automático, informe qual a regra que o sistema deve utilizar. Se for cadastrar verbas de descontos, o campo "Regra" deve ficar em branco.
Observações nos cadastros das empresas:
a) Acesse o "CADASTRO GERAL"
b) Após abrir a tela, clique em .
c) No momento do cadastro da empresa, não esqueça de informar o código (Centro de Custo) correspondente a empresa e filial, (ex: 01.01 (Empresa/Filial)), o ponto entre 01 e 01, é para separar empresa de filiais.
Obs: Se houver uma Matriz com 3 filiais, cadastre na seguinte ordem: 01.01 (matriz) 01.02 (filial01), 01.03 (filial02) e 01.04 (filial03). Este código será solicitado na emissão de relatórios, bem como no cadastro dos funcionários.
Atenção: Mensalmente você precisa informar nesta tela do cadastro da empresa, a quantidade de "Dias Úteis" e "Domingos e Feriados" no mês, para o devido cálculo do DSR. Sempre que houver alteração do salário mínimo federal, informe-o na tela acima, para o correto cálculo do "Adicional de Insalubridade".
Observações nos cadastros dos funcionários:
d) Acesse o "CADASTRO GERAL"
e) Quando acessar os "Cadastros Gerais", clique em No momento do cadastro de funcionários, o sistema solicitará o código (Centro de Custo) a que se refere aquele funcionário.
Na tela de cadastro de funcionários, Informe pelo menos o código, salário (bruto e nominal, ambos iguais), carga horária (ex: 220), selecionar o campo "ATIVO" e escolher o "Regime" (Ex: CLT, RPA, Pró-Labore, Doméstico e etc., pois o sistema se baseia nesta informação, para separar a quem será emitido ou não o holerite, tendo em vista que o sistema disponibiliza, o holerite e recibo avulso.
Os campos "Data Aviso", "Data Dispensa", "Código Saque" e "Motivo da Dispensa ou Pedido de Demissão", somente deve ser preenchido no momento de rescisão do referido funcionário.
Para o calculo do salário família e dedução dos dependentes do IRRF, você deve informa na sub-tela "Dados Complementares" o nome, data de nascimento dos dependentes, e selecionar as opções de dedução ou não do IRRF e obtenção ou não do Salário-Família, conforme tela abaixo.
Informações sobre atualização das tabelas:
a) Acesse o "CADASTRO GERAL"
ao acessar o "Cadastros Gerais", clique em , o sistema abrirá a tela para atualização das tabelas de INSS, IRRF e Salário-Família.
Obs: somente acesse esta tela, se realmente for necessário mudar a tabela ou sempre que ocorrer alteração das tabelas pela legislação, pois a mesma é utilizada nos cálculos da Folha de Pagamento.
Procedimento para fazer backup da Folha de Pagamento:
O sistema da Folha de Pagamento na versão "Access", dispõe de comando para efetuar o backup das folhas de pagamentos geradas, para isso, após a FP ser fechada e conferida, clique em "Acesso para Gravar e Recuperar Backup", depois escolha o mês que você gerou a folha de pagamento e clique nele.
Além do comando para gravar e recuperar backup, que o sistema disponibiliza, recomendamos que você grave cópia dos relatórios em arquivos "PDF", para se previnir contra possíveis problemas de perda de dados ou possível formatação de seu sistema.
Em nosso site você pode encontrar links para baixar aplicativos de "Impressora Virtual" PDF, como o PDFcreator
acesse http://www.amesoft.com.br/links.htm ou acesse direto o site http://www.baixaki.com.br
Quando precisar recuperar um backup das folhas de pagamento que você já gravou, clique em "Acesso para Gravar e Recuperar Backup", depois em "Determinar o ano que deseja recuperar o backup" em seguida clique em "Validar a Recuperação das Folhas de Pagamento". Pronto agora é só voltar ao "Menu Principal", clicar em "Emitir Guias, Relatório de Backup e Adto. Quinzenal", depois em "Relatórios Recuperados", daí é só imprimir.
Informação Importante:
Nunca mude o diretório onde o sistema deve ser baixado "C:\Folha", nem renomeie qualquer dos arquivos constantes neste diretório, pois o sistema da Folha de Pagamento, trabalha de forma vinculada (Access e Excel), se os mesmos forem mudados ou renomeados, o sistema não funcionará.
Caso seja mudados ou renomeados, você terá que adquirir outra cópia do sistema junto à Amesoft.
Observações necessárias em algumas Verbas:
Na verba:
0001, 0002, 0047, 0063, 0200, 0400 e 0417 (deve informar no campo "REF" a quantidade de dias trabalhados no mês)
0003, 0066 e 0067 (deve informar no campo "REF" a quantidade de horas trabalhadas no mês)
0022, 0023, 0068, 0069, 0070, 0071, 0072, 0073, 0074, 0075 e 0076 (deve ser informar no campo "REF" a quantidade de horas realizadas, no mês)
0025 (deve informar no campo "REF" o valor total pago referente a "Comissão")
0060 (deve informar no campo "REF" a quantidade de meses de recesso)
0151, 0153, 0155, 0178, 0217, 0219 e 0221 (deve informar no campo "REF" a quantidade de meses devido)
0423 (deve informar no campo "REF" o numeral "1")
Muito obrigado por utilizar nossos sistemas. Não esqueça de manter seu endereço e e-mail atualizados, pois a equipe Amesoft, depende destas informações, para enviar possíveis alterações e/ou atualizações dos sistemas.